Gato e Medo de Visitantes

Gato e Medo de Visitantes

Os gatos podem desenvolver um medo de pessoas que eles não conhecem, por muitas razões. Felinos de companhia têm personalidades únicas, e alguns são apenas mais extrovertidos do que outros.

No entanto, se um gato é calmo e amigável com sua família, mas tem medo de visitantes, muitas vezes é porque ele não tem experiência suficiente conhecer novas pessoas, quando ele era muito jovem.

Para ser social e confortável com todos os tipos de pessoas, um gato deve ter oportunidades frequentes para conhecer muitas pessoas em diferentes situações, circunstâncias agradáveis ​​quando ainda era um gatinho, especialmente entre as idades de dois e sete semanas.

Gatos que não gastaram muito tempo com pessoas como gatinhos, por exemplo, gatos de rua podem permanecer ariscos em torno de pessoas suas vidas inteiras. Mesmo os gatos que fizeram conhecer muitas pessoas quando jovem pode ter medo de tipos específicos de pessoas que não encontram, muitas vezes, como as crianças, os altos ou homens.

Ter uma má experiência com uma pessoa também pode fazer um gato com medo em torno de pessoas. Este medo pode permanecer específico para a pessoa envolvida na experiência ruim, ou pode ampliar para incluir outras pessoas também.

Outras possíveis explicações para o comportamento do seu gato

Qualquer mudança repentina no comportamento do seu gato pode indicar uma condição médica subjacente. Se notar quaisquer alterações físicas ou de comportamento anormal, ou se o seu gato parar de comer, consulte o seu veterinário imediatamente para descartar problemas médicos.

Como resolver o problema

A prevenção é o melhor remédio. Se você tiver um gatinho, dar-lhe muitas oportunidades de conhecer novas pessoas de diferentes idades, tamanhos, formas, raças e sexos. Certifique-se de que ele também interage com as pessoas em condições únicas, por algum motivo, como pessoas em cadeiras de rodas, pessoas usando chapéus e óculos, e as pessoas com barbas. Sempre que o seu gatinho se aproxima de uma nova pessoa, recompense-o com elogios, atenção, sessões de jogo ou guloseimas.

Se você tem um gato adulto que tem medo de gente, a principal forma de ajudá-lo a relaxar em torno de convidados é encorajá-lo a aproximar-se deles muito gradualmente e dar-lhe lotes de recompensas ao longo do caminho. Quando os visitantes chegam, tente o seguinte:

– Peça aos convidados para deixar o seu gato abordá-los, em vez de se aproximar dele.

– Pergunte a seus convidados se agachar ou sentar-se para que eles pareçam menores e menos intimidante para seu gato. Ambiente calmo e evitando o contato visual direto também fará o convidado parecer menos assustador.

– Você ou alguém que o seu gato ama e confia pode oferecer-lhe guloseimas ou incentivá-lo a jogar, o mais longe dos visitantes para deixá-lo confortável.

– Se o gato não quer sair do esconderijo, tente chacoalhando seu saco de comida ou abrir uma lata de seu alimento, o que pode persuadi-lo para fora. Você também pode tentar fechar as portas antes de os visitantes chegam para que o seu gato não pode se esconder em outra sala.

– Se o seu gato pode manter a calma suficiente para comer ou jogar a uma distância de visitantes, gradualmente convencê-lo a se aproximar com guloseimas ou brinquedos.

– Se o seu gato se aproximar dos pés de alguns dos visitantes, peça que seus convidados ofereçam delicadamente guloseimas ou brinquedos para ele.

– Os gatos têm períodos curtos de atenção. Seu gato pode preferir ficar ou ir se esconder depois de apenas alguns minutos. Deixe-o sair e não desanime. Apenas tente outra curta sessão mais tarde.

– Medicação anti ansiedade pode ajudar a aliviar o medo do seu gato, especialmente se você tiver convidados frequentes ou se o seu gato tem um medo particular. Se você estiver interessado em aprender mais sobre medicamentos, entre em contato com um veterinário.  Sempre consulte o seu veterinário antes de dar o seu gato qualquer tipo de medicação para um problema de comportamento.

Dicas adicionais

gato-e-medo-de-visitantes-2

 

– Forneça passeios aéreos para seu gato, como móveis para gato ou prateleiras, camas altas ou em cima dos móveis. Seu gato pode se sentir mais confortável ​​com visitantes se observar a partir de um ponto elevado.

– Se você não pode alimentar ou brincar com seu gato quando os visitantes chegarem, se você está realizando um evento de grande ou se seu gato está com muito medo de chegar perto de visitantes, crie um refúgio confortável para ele em uma sala silenciosa com a porta fechada. Forneça alimentos, água, uma cama e uma caixa de areia. Deixe seu gato ficar no retiro tranquilo até que os convidados deixem a casa. Durante a visita, ocasionalmente, vá para a sala silenciosa para verificar o seu gato e oferecer-lhe guloseimas ou jogar, mas mantenha a porta fechada e peça para seus convidados não entrarem. É uma boa ideia de colocar uma placa na porta como um lembrete útil.

O que não fazer

gato-e-medo-de-visitantes-3

NÃO force o seu gato de chegar perto de alguém que está com medo. Fazer isso só vai aumentar o seu medo, e você ou seus visitantes poderiam ser arranhados ou mordido.

 

Esperamos que com essas dicas fique mais fácil a interação do bichano com suas visitas.

Fonte: http://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/cat-behavior/fear-visitors