Dicas para montar um aquário para sua tartaruga

Dicas para montar um aquário para sua tartaruga

Se você tem uma tartaruga aquática, deve estar muito satisfeito. É lindo e calmante vê-la nadando, flutuando e descansando. Animal tranquilo, esse réptil pré-histórico interage com os humanos, ao contrário do que muita gente pensa.

Não é como um cão ou um gato, é óbvio, mas é uma excelente opção de companhia, que gosta de carinho e até faz festa com sua aproximação. Come na mão, demonstra sensibilidade e, com isso, é capaz de ensinar aos humanos que até os seres mais primitivos têm sentimentos.

Mas não é porque a tartaruga está na Terra há uns 40 milhões de anos que elas não precisam de cuidados. Se forem bem tratadas, elas podem viver em cativeiro mais do que um ser humano. Elas necessitam de uma de uma boa dieta de alimentos e de um local adequado para viver. O eHow fez uma lista de dicas para ajudar você a manter o aquário da sua tartaruga ideal para ela. Veja se você está fazendo tudo direitinho:

O que você vai precisar? 
Um aquaterrário de vidro grande – de 75 a 150 litros, ou mais;

Tampa de tela – essas telas que compramos para colocar na janela para evitar que pernilongos entrem em casa;

Lâmpada incandescente;

Lâmpada fluorescente de amplo espectro.

Termostato

Determine o nível da água
As tartarugas aquáticas precisam de um aquário que possua uma parte seca. Para que elas consigam subir quando desejarem, é necessário que o nível da água seja determinado. Elas se desenvolvem melhor quando são mantidas em água que tenham como profundidade, pelo menos o seu tamanho. Você pode colocar pedras, ou cascalhos, no fundo do aquário para criar buracos. Só tome cuidado com os tamanhos de pedras que você irá colocar. Existem algumas tartarugas que comem essas pedras, o que pode ser extremamente prejudicial à saúde delas.

Crie uma área de terra
As tartarugas necessitam de um lugar onde elas possam ficar completamente fora da água. O ideal é que essa ilha esteja logo acima da superfície da água e ela deve ser uma vez e meia maior do que o corpo da tartaruga. Alguns aquários possuem rampas, o que facilita na subida. É preciso ter cuidado com as bordas, tanto da rampa, quanto da ilha: elas precisam ser lisas para evitar que o bichinho se machuque.

Crie um esconderijo
As tartarugas gostam de ter lugares para se esconder. Você pode criar uma cabana com pedras, ou plantas falsas – só tome cuidado para as plantas estejam bem presas. Muitas vezes, na busca por algum nutriente, elas intuitivamente engolem esses materiais. Nas áreas terrestres, uma pequena caixa pode ser convertida em uma caverna de tartaruga.

Forneça calor
Tartarugas necessitam de um ambiente com temperatura em torno de 24 a 28º C. Mesmo que elas consigam tolerar variações de temperatura, o ideal é mantê-las em aquaterrários com a presença de termostato que mantenha constante a temperatura da água. O tamanho e a potência do termostato, varia de acordo com o tamanho do aquaterrários.

Adicione luz
Todas as tartarugas precisam de luz UV. Ela é facilmente fornecida por uma lâmpada fluorescente de espectro completo com os raios UVB. Esse tipo de luz permite que a tartaruga absorva a vitamina D contida em seu alimento. Sem vitamina D, a tartaruga não será capaz de criar uma boa carapaça e apresentar deformidades. As luzes, tanto as fluorescentes quanto as incandescentes, devem ser ligadas por aproximadamente 12 horas por dia.

Adicionar um filtro
A água potável é importante para a saúde de sua tartaruga. Compre um bom filtro que funcione bem quando submerso em baixos níveis de água. A água em seu tanque para tartaruga deve ser trocada uma vez por semana. Se você estiver usando água da cidade, um anticloro deve ser adicionado. O cloro faz mal a elas, principalmente os olhos.

Feche o aquário
Se sua tampa for de vidro, procure não fechá-la totalmente, pois deve sempre haver troca de ar para evitar fungos. A dica é você usar a tela para cobrir o aquário e fazer de tampa. Assim, sempre entrará ar novo e evitará que caia sujeira dentro da água.

Fonte: http://almanaquepet.com.br/