Como alimentar seu pássaro, dicas úteis!

Como alimentar seu pássaro, dicas úteis!

Você ainda alimenta seus pássaros de estimação com sementes? Saiba que essa é uma prática considerada tão ultrapassada quanto alimentar um cão ou gato com comida caseira. Apesar de as sementes serem alimentos naturais, quase nunca elas são dadas ao pássaro nas proporções e variedades ideais. Com isso, os animais podem ter doenças causadas pela desnutrição. As chamadas rações extrusadas são balanceadas e oferecem todos os nutrientes necessários para a saúde das aves.

Um tema importante para o cuidado dos nossos pássaros domésticos é a alimentação. A sua dieta deve ser variada e completa. Estes animais necessitam de gorduras, hidratos de carbono e proteínas para poder fazer a sua muda e ter um sítio alegre a agradável.

As gorduras são aquelas que lhes dão energia e as que mantêm a sua plumagem saudável e brilhante, mas há que ter cuidado com elas e controlá-las para evitar a criação de aves obesas. Alguns alimentos com gordura são as sementes de girassol, de sésamo e de cânhamo. Os hidratos de carbono podem ser encontrar em quase todas as sementes (trigo, arroz, avelã, alpista, milho …).

As proteínas são necessários para o bom desenvolvimento e crescimento das nossas aves. São também essenciais para a reparação de tecidos e para as suas defesas. Alguns exemplos de alimentos com proteínas são os derivados lácteos, os ovos, os insectos e a soja, entre outros. Não nos devemos esquecer das vitaminas e dos minerais presentes em verduras frescas, frutas, ovos e derivados lácteos.

As nossas aves necessitam de uma ajuda na sua dieta normal que complete as suas necessidades de cálcio, ferro, etc. Para esses existem os preparados vitamínicos.
A água limpa e fresca não deve faltar em qualquer altura, claro. A limpeza da gaiola é uma tarefa imprescindível para o cuidado da nossa ave. Assim como ter em conta que cada ave é diferente em relação às suas necessidades alimentícias.

A conscientização sobre a importância da ração adequada a cada tipo de ave ainda é baixa entre os donos, ao contrário do que acontece na alimentação de cães e gatos. Em outros países, diz, a ração já está bem mais difundida entre os donos desses pets.

As frutas e verduras podem e devem ser oferecidas às aves, respeitando características como espécie e idade. Comida humana e industrializada, como pão e biscoitos, devem ser riscados da lista de alimentos.

A partir de uma alimentação saudável, seu pássaro deve fazer visitas ao veterinário uma vez por ano, quando serão feitos exames para garantir que tudo está bem com ele. Se a ave apresentar sintomas de alguma doença, leve-a o quanto antes ao veterinário. Com os cuidados corretos, suas aves viverão por mais de dez anos, chegando a mais de quinze, no caso das calopsitas e periquitos.

Fonte: http://aves.mundoentrepatas.com/alimentacao-passaros.htm e http://almanaquepet.com.br/alimente-seu-passaro-corretamente/